quinta-feira, 6 de agosto de 2009

HUMANIZAÇÃO NO SUS

Política Nacional de Humanização


Política Nacional de Humanização existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

Princípios do HumanizaSUS

São princípios da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS:Inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde - Refere-se a práticas interdependentes e complementares. A incorporação da humanização deve ocorrer considerando-se tal entendimento.
.Transversalidade - Trata-se de concepções e práticas que atravessam as diferentes ações e instâncias, que aumentam o grau de abertura da comunicação intra e intergrupos e ampliam as grupalidades, o que se reflete em mudanças nas práticas de saúde.
Autonomia e protagonismo dos sujeitos - Têm relação com a co-responsabilidade entre gestores, usuários e a participação coletiva nos processos e na gestão.
Objetivos do HumanizaSUS

A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS tem como propósitos:- Contagiar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização;- Fortalecer iniciativas de humanização existentes;- Desenvolver tecnologias relacionais e de compartilhamento das práticas de gestão e de atenção;- Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão;- Implementar processos de acompanhamento e avaliação, ressaltando saberes gerados no SUS e experiências coletivas bem-sucedidas.

Um comentário:

  1. Não entendo... no twitter campanha aberta a favor de Serra, e no seu blog valorização das politicas publicas do governo Lula.... me explica? to confuso!

    ResponderExcluir